Redes sociais e Midias soiais

Eu vou começar por dizer o que são as redes sociais: Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

Redes sociais


Web 2.0



A Web 2.0, termo criado por Tim O´Reilly em 2004, veio marcar a segunda geração da World Wide Web, e trouxe uma mudança de paradigma na realidade da Internet, na qual, o utilizador tem um papel ativo na comunicação, pela partilha de conteúdos e informações e pela interação entre utilizadores, através um de conjunto de ferramentas disponíveis em ambiente online.
A Web 2.0 proporcionou o aparecimento de aplicações web como o Facebook, a Wikipédia, o Twitter, o YouTube, e de outras ferramentas 2.0, assentes na comunicação e na partilha entre utilizadores, tal como os blogs, fotologs, microblogs, etc.
Agora é o internauta que passa a ser o protagonista e que pode gerar conteúdos e partilhá-los online. Unidade didática 15 INTRODUÇÃO ÀS REDES SOCIAIS E AO MARKETING VIRAL 8 A ideia de partilha em Web 2.0, não significa apenas a troca de ficheiros e arquivos, mas também, a troca de experiências, de situações do quotidiano, de sentimentos e estados de espírito.
A chegada da Web 2.0 tornou as redes sociais populares, fazendo com que, cada vez mais, estas sejam um elemento que ocupa uma grande parte do tempo dos utilizadores da Web.
É importante, então, que conheçamos bem os novos canais de comunicação porque nos servirão para definir a estratégia para uma marca (a saber, de acordo com o nosso objetivo), onde têm de estar e de que forma. Não esqueçamos que nem todas as marcas têm de estar presentes online da mesma forma, nem em todas as aplicações web.

Eu vou começar por dizer o que são as redes sociais: Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."


Introdução ás redes sociais e ao marketing viral “Titulo”


Para dar início a esta matéria temos de ter alguns conceitos esclarecidos, que nos servirão para enquadrar o que vamos desenvolver. O objetivo desta unidade é conhecermos, em profundidade, os conceitos básicos. Social Media ou redes sociais, são plataformas de comunicação online onde os utilizadores criam e partilham conteúdos, utilizando as tecnologias da Web 2.0. Antigamente a comunicação online era unidirecional. Eram criadas páginas de internet que não permitiam a conversação, eram informativas, era o 1.0. Por exemplo, se querias contactar com alguma empresa através da internet, tinhas de preencher um formulário ou mandar um e-mail, mas não existiam as possibilidades, que existem hoje em dia, onde podes conversar diretamente. Apareceu então a figura do PROSUMIDOR:


Web 2.0


A Web 2.0, termo criado por Tim O´Reilly em 2004, veio marcar a segunda geração da World Wide Web, e trouxe uma mudança de paradigma na realidade da Internet, na qual, o utilizador tem um papel ativo na comunicação, pela partilha de conteúdos e informações e pela interação entre utilizadores, através um de conjunto de ferramentas disponíveis em ambiente online.
A Web 2.0 proporcionou o aparecimento de aplicações web como o Facebook, a Wikipédia, o Twitter, o YouTube, e de outras ferramentas 2.0, assentes na comunicação e na partilha entre utilizadores, tal como os blogs, fotologs, microblogs, etc.
Agora é o internauta que passa a ser o protagonista e que pode gerar conteúdos e partilhá-los online. Unidade didática 15 INTRODUÇÃO ÀS REDES SOCIAIS E AO MARKETING VIRAL 8 A ideia de partilha em Web 2.0, não significa apenas a troca de ficheiros e arquivos, mas também, a troca de experiências, de situações do quotidiano, de sentimentos e estados de espírito.
A chegada da Web 2.0 tornou as redes sociais populares, fazendo com que, cada vez mais, estas sejam um elemento que ocupa uma grande parte do tempo dos utilizadores da Web.
É importante, então, que conheçamos bem os novos canais de comunicação porque nos servirão para definir a estratégia para uma marca (a saber, de acordo com o nosso objetivo), onde têm de estar e de que forma. Não esqueçamos que nem todas as marcas têm de estar presentes online da mesma forma, nem em todas as aplicações web.


Facebook


Esta unidade parte do princípio que já conheces o Facebook a título pessoal.
Criar uma página da empresa no Facebook requer uma abordagem diferente.
Para criarmos uma página da nossa empresa no Facebook devemos selecionar a opção que mais se adapta à nossa marca, dentro do que nos é oferecido pela rede social.



Twitter



1.       MELHORAR A NOSSA IMAGEM NO TWITTER


Já nos inteirámos sobre o mundo do Twitter e, ainda que no início nos parecesse complicado, vemos que cada dia nos prende um pouco mais, enquanto sítio para conversar, ouvir, partilhar, viralizar. Temos de seis a oito segundos para captar a atenção das pessoas, para que fiquem connosco, para que quando vejam o nosso perfil queiram clicar em Follow para se tornarem seguidores da nossa conta. Para que isso aconteça temos de partilhar um conteúdo interessante e elaborar uma apresentação muito cuidada para despertar esse interesse, que fará com que os utilizadores façam clique e nos sigam. A identidade digital tem de estar de acordo com o que somos na realidade. Se se tratar de um perfil de uma empresa, temos de conseguir que a foto de perfil transmita os valores que a nossa marca representa. Da mesma forma, cuidaremos da linguagem que utilizamos. Temos 140 caracteres para explicar quem somos e o que fazemos. Há que ser assertivo e procurar a ligação com o internauta, para que este nos siga. O fundo do Twitter bem desenhado ajudar-nos-á a completar o que estamos a transmitir, com a foto de perfil, biografia… reforçando a nossa mensagem. Vemos como a foto de perfil, a linguagem e o tom da biografia, o link que partilhamos, o nome de utilizador que escolhemos e o fundo, que incluímos no nosso perfil, constroem um todo que tem de transmitir os valores da nossa marca. O que somos tem de motivar a geração de confiança e dar razões para que nos comecem a seguir. Vamos ver vários exemplos de contas do Twitter, de pessoas e marcas, e fixarnos-emos em como planearam o seu perfil para extrair ideias que nos ajudem a fazer o nosso perfil no Twitter.
Podemos observar, neste perfil, um logo claro, elegante e moderno. A conta está verificada (antes realizava-se esta ação) e o utilizador que tem no Twitter coincide com o nome da marca e o da página web (isso é bom para os resultados nos motores de busca). A linguagem utilizada para resumir “quem és” é concisa, positiva e transmite que é a conta oficial (internacional). Chama a atenção o facto de dizer “Twitter Page”, já que na verdade é um perfil.
No perfil aparece o ano, por isso informa-nos que estamos perante uma marca com uma trajetória e um peso no mercado, mas ao mesmo tempo é atual (já que se serve das novas tecnologias para atrair mais público, ou seja, está na rede). No fundo, aposta-se num modelo situado no centro e vestido com roupa de marca (neste desenho vemos como se desperdiçam os dados que o Twitter deixa).




2.       DECÁLOGO DO TWITTER


Apresentamos-te os dez pontos mais importantes que tens de conhecer, sobre o Twitter, com casos práticos.
a.       Não utilizes várias contas para mandar a mesma mensagem Muitas vezes pensamos que ter várias contas nos permite “viralizar” melhor a nossa mensagem. Há pessoas que mandam o mesmo tweet da sua conta pessoal e da sua conta da empresa. É um erro muito frequente que temos de evitar. Cada conta tem de ter uma linguagem adaptada aos seus seguidores e diferenciar-se, caso contrário não faz sentido ter duas contas.
b.       Não faças spam utilizando hashtags populares, não será relevante para o teu Twitter Utilizar um hashtag de um evento para fazer um autoelogio pode ser contraproducente. Outra coisa é aproveitar um evento para twittear coisas interessantes e relacionadas com o mesmo. Isso sim é positivo fazer, e uma boa forma de poder ganhar seguidores. Mas nunca usaremos esse hashtag para pôr a nossa “cunha publicitária”.
c.       Não uses aplicações que seguem de forma automática e deixam de seguir passados alguns dias se não te devolverem o follow Utilizar este tipo de ferramentas é negativo para a tua conta. Primeiro, porque não estás a seguir o público-alvo que te interessa. Segundo, porque o estás a fazer de forma automatizada e sem uma avaliação real de quem segues. A comunidade que crias à volta da tua marca tem de estar baseada no engagement, e não é limitar-se apenas a ganhar seguidores, cuja maioria o faz só para que lhe devolvam o follow. O “ se tu me segues eu sigo-te” é não entender o Twitter. Para além disso, é importante que controles o teu crescimento. Não é positivo seguir muita gente se tiveres poucos seguidores. Tem de haver uma evolução. Se és seguido por muito pouca gente é porque não deves partilhar conteúdo muito interessante.
d.       Partilha conteúdo com os outros Que o Twitter é uma plataforma que serve para que nos vejam, se o fizeres bem, é verdade. Mas isto não significa que nos limitemos a partilhar só o nosso conteúdo nem que nos limitemos a partilhar a nossa mensagem e já está. Há que conversar e partilhar conteúdo que seja interessante para os nossos seguidores e há também que partilhar conteúdo deles. A qualidade daquilo que partilhas vai fazer com que captes a atenção e te viralizem ou acabes por ser uma conta que emitiu milhares de tweets, mas que tem apenas seguidores.
e.       Twitter pessoal vs. profissional Se o objetivo do nosso Twitter é profissional, é importante que tenhamos bem clara a diferença e que não estejamos todo o dia a twittear conteúdo pessoal das nossas vidas. Se bem que os extremos não são bons, da mesma forma que dissemos que é importante partilhar conteúdo de outros e não somente nosso, temos de dizer que incluir essa variedade pessoal e humana, também, nos vai aproximar das pessoas. É importante que, se gerirmos contas de marca, saibamos transmitir também esse ponto humano. Afinal, por trás das marcas estão as pessoas.
f.        Antes de realizar uma ação de promoção/concurso… avalia todas as reações possíveis Lembras-te de falarmos da reputação da marca e de como na Internet tudo se espalha com grande velocidade? Se vais lançar, através do Twitter, alguma promoção, oferta, concurso… ou alguma ação da empresa através deste microblogging, tens de contrapesar as possíveis reações dos internautas, para que essa ação positiva não acabe por se tornar num impacto negativo para a marca. Isto aconteceu com a marca Melissa. Edmar Bulla expõe o caso:

2.       
a.       Fazer RT Se lemos um tweet com um conteúdo que pode ser interessante para os nossos seguidores, devemos fazer RT (ou colocar um via @xxxx a reconhecer o autor). Isto serve-nos para duas coisas: a primeira, para partilhar um conteúdo interessante para a nossa comunidade; a segunda, para chamar a atenção a um determinado utilizador que se interessa.
b.       Conversa Responder às menções, ouvir, agradecer os RT’s e conversar são fundamentais. Não estás no Facebook para falar somente do teu livro. Uma mais-valia será que essas respostas, além disso, sejam personalizadas para cada utilizador.
c.       Identifica os líderes É importante que tenhas identificado e sigas os líderes de opinião da tua área, que os conheças e trates de conversar com eles. Para além de partilhar conteú- do interessante para a tua comunidade, podem acabar por ser eles os melhores embaixadores da tua marca.
d.       Não apagues Não se apaga exceto em ocasiões muito extremas. É preferível admitir o erro que apagar um tweet. Para além disso, se te fizeram RT, o tweet fica.

Comentários