Eu vou começar por dizer o que são as redes sociais: Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações,
conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura,
possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os
participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de
estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força
está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Redes sociais
Web 2.0
A Web 2.0, termo criado por Tim O´Reilly em 2004, veio
marcar a segunda geração da World Wide Web, e trouxe uma mudança de paradigma
na realidade da Internet, na qual, o utilizador tem um papel ativo na
comunicação, pela partilha de conteúdos e informações e pela interação entre
utilizadores, através um de conjunto de ferramentas disponíveis em ambiente
online.
A Web 2.0 proporcionou o aparecimento de aplicações web como
o Facebook, a Wikipédia, o Twitter, o YouTube, e de outras ferramentas 2.0,
assentes na comunicação e na partilha entre utilizadores, tal como os blogs,
fotologs, microblogs, etc.
Agora é o internauta que passa a ser o protagonista e que
pode gerar conteúdos e partilhá-los online. Unidade didática 15 INTRODUÇÃO ÀS
REDES SOCIAIS E AO MARKETING VIRAL 8 A ideia de partilha em Web 2.0, não
significa apenas a troca de ficheiros e arquivos, mas também, a troca de
experiências, de situações do quotidiano, de sentimentos e estados de espírito.
A chegada da Web 2.0 tornou as redes sociais populares,
fazendo com que, cada vez mais, estas sejam um elemento que ocupa uma grande
parte do tempo dos utilizadores da Web.
É importante, então, que conheçamos bem os novos canais de
comunicação porque nos servirão para definir a estratégia para uma marca (a
saber, de acordo com o nosso objetivo), onde têm de estar e de que forma. Não
esqueçamos que nem todas as marcas têm de estar presentes online da mesma
forma, nem em todas as aplicações web.
Eu vou começar por dizer o que são as redes sociais: Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou
organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais
características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando
relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
"Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase
uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de
se fazer e desfazer rapidamente."
Introdução ás redes sociais e ao marketing viral “Titulo”
Para dar início a esta matéria temos de ter alguns conceitos
esclarecidos, que nos servirão para enquadrar o que vamos desenvolver. O
objetivo desta unidade é conhecermos, em profundidade, os conceitos básicos.
Social Media ou redes sociais, são plataformas de comunicação online onde os
utilizadores criam e partilham conteúdos, utilizando as tecnologias da Web 2.0.
Antigamente a comunicação online era unidirecional. Eram criadas páginas de
internet que não permitiam a conversação, eram informativas, era o 1.0. Por
exemplo, se querias contactar com alguma empresa através da internet, tinhas de
preencher um formulário ou mandar um e-mail, mas não existiam as
possibilidades, que existem hoje em dia, onde podes conversar diretamente.
Apareceu então a figura do PROSUMIDOR:
Web 2.0
A Web 2.0, termo criado por Tim O´Reilly em 2004, veio marcar a
segunda geração da World Wide Web, e trouxe uma mudança de paradigma na
realidade da Internet, na qual, o utilizador tem um papel ativo na comunicação,
pela partilha de conteúdos e informações e pela interação entre utilizadores,
através um de conjunto de ferramentas disponíveis em ambiente online.
A Web 2.0 proporcionou o aparecimento de aplicações web como o
Facebook, a Wikipédia, o Twitter, o YouTube, e de outras ferramentas 2.0,
assentes na comunicação e na partilha entre utilizadores, tal como os blogs,
fotologs, microblogs, etc.
Agora é o internauta que passa a ser o protagonista e que pode
gerar conteúdos e partilhá-los online. Unidade didática 15 INTRODUÇÃO ÀS REDES
SOCIAIS E AO MARKETING VIRAL 8 A ideia de partilha em Web 2.0, não significa
apenas a troca de ficheiros e arquivos, mas também, a troca de experiências, de
situações do quotidiano, de sentimentos e estados de espírito.
A chegada da Web 2.0 tornou as redes sociais populares, fazendo
com que, cada vez mais, estas sejam um elemento que ocupa uma grande parte do
tempo dos utilizadores da Web.
É importante, então, que conheçamos bem os novos canais de
comunicação porque nos servirão para definir a estratégia para uma marca (a
saber, de acordo com o nosso objetivo), onde têm de estar e de que forma. Não
esqueçamos que nem todas as marcas têm de estar presentes online da mesma
forma, nem em todas as aplicações web.
Facebook
Esta unidade parte do princípio que já conheces o Facebook a
título pessoal.
Criar uma página da empresa no Facebook requer uma abordagem
diferente.
Para criarmos uma página da nossa empresa no Facebook devemos
selecionar a opção que mais se adapta à nossa marca, dentro do que nos é
oferecido pela rede social.
Twitter
1.
MELHORAR A NOSSA IMAGEM NO TWITTER
Já nos inteirámos sobre o mundo do Twitter e, ainda que no início
nos parecesse complicado, vemos que cada dia nos prende um pouco mais, enquanto
sítio para conversar, ouvir, partilhar, viralizar. Temos de seis a oito
segundos para captar a atenção das pessoas, para que fiquem connosco, para que
quando vejam o nosso perfil queiram clicar em Follow para se tornarem
seguidores da nossa conta. Para que isso aconteça temos de partilhar um
conteúdo interessante e elaborar uma apresentação muito cuidada para despertar
esse interesse, que fará com que os utilizadores façam clique e nos sigam. A
identidade digital tem de estar de acordo com o que somos na realidade. Se se
tratar de um perfil de uma empresa, temos de conseguir que a foto de perfil
transmita os valores que a nossa marca representa. Da mesma forma, cuidaremos
da linguagem que utilizamos. Temos 140 caracteres para explicar quem somos e o
que fazemos. Há que ser assertivo e procurar a ligação com o internauta, para
que este nos siga. O fundo do Twitter bem desenhado ajudar-nos-á a completar o
que estamos a transmitir, com a foto de perfil, biografia… reforçando a nossa
mensagem. Vemos como a foto de perfil, a linguagem e o tom da biografia, o link
que partilhamos, o nome de utilizador que escolhemos e o fundo, que incluímos
no nosso perfil, constroem um todo que tem de transmitir os valores da nossa
marca. O que somos tem de motivar a geração de confiança e dar razões para que
nos comecem a seguir. Vamos ver vários exemplos de contas do Twitter, de
pessoas e marcas, e fixarnos-emos em como planearam o seu perfil para extrair
ideias que nos ajudem a fazer o nosso perfil no Twitter.
Podemos observar, neste perfil, um logo claro, elegante e moderno.
A conta está verificada (antes realizava-se esta ação) e o utilizador que tem
no Twitter coincide com o nome da marca e o da página web (isso é bom para os
resultados nos motores de busca). A linguagem utilizada para resumir “quem és”
é concisa, positiva e transmite que é a conta oficial (internacional). Chama a
atenção o facto de dizer “Twitter Page”, já que na verdade é um perfil.
No perfil aparece o ano, por isso informa-nos que estamos perante
uma marca com uma trajetória e um peso no mercado, mas ao mesmo tempo é atual
(já que se serve das novas tecnologias para atrair mais público, ou seja, está
na rede). No fundo, aposta-se num modelo situado no centro e vestido com roupa
de marca (neste desenho vemos como se desperdiçam os dados que o Twitter
deixa).
2.
DECÁLOGO DO TWITTER
Apresentamos-te os dez pontos mais importantes que tens de
conhecer, sobre o Twitter, com casos práticos.
a.
Não utilizes várias contas para mandar a mesma
mensagem Muitas vezes pensamos que ter várias contas nos permite “viralizar”
melhor a nossa mensagem. Há pessoas que mandam o mesmo tweet da sua conta
pessoal e da sua conta da empresa. É um erro muito frequente que temos de
evitar. Cada conta tem de ter uma linguagem adaptada aos seus seguidores e
diferenciar-se, caso contrário não faz sentido ter duas contas.
b.
Não faças spam utilizando hashtags populares,
não será relevante para o teu Twitter Utilizar um hashtag de um evento para
fazer um autoelogio pode ser contraproducente. Outra coisa é aproveitar um
evento para twittear coisas interessantes e relacionadas com o mesmo. Isso sim
é positivo fazer, e uma boa forma de poder ganhar seguidores. Mas nunca
usaremos esse hashtag para pôr a nossa “cunha publicitária”.
c.
Não uses aplicações que seguem de forma
automática e deixam de seguir passados alguns dias se não te devolverem o
follow Utilizar este tipo de ferramentas é negativo para a tua conta. Primeiro,
porque não estás a seguir o público-alvo que te interessa. Segundo, porque o
estás a fazer de forma automatizada e sem uma avaliação real de quem segues. A
comunidade que crias à volta da tua marca tem de estar baseada no engagement, e
não é limitar-se apenas a ganhar seguidores, cuja maioria o faz só para que lhe
devolvam o follow. O “ se tu me segues eu sigo-te” é não entender o Twitter.
Para além disso, é importante que controles o teu crescimento. Não é positivo
seguir muita gente se tiveres poucos seguidores. Tem de haver uma evolução. Se
és seguido por muito pouca gente é porque não deves partilhar conteúdo muito
interessante.
d.
Partilha conteúdo com os outros Que o Twitter
é uma plataforma que serve para que nos vejam, se o fizeres bem, é verdade. Mas
isto não significa que nos limitemos a partilhar só o nosso conteúdo nem que
nos limitemos a partilhar a nossa mensagem e já está. Há que conversar e
partilhar conteúdo que seja interessante para os nossos seguidores e há também
que partilhar conteúdo deles. A qualidade daquilo que partilhas vai fazer com
que captes a atenção e te viralizem ou acabes por ser uma conta que emitiu
milhares de tweets, mas que tem apenas seguidores.
e.
Twitter pessoal vs. profissional Se o objetivo
do nosso Twitter é profissional, é importante que tenhamos bem clara a
diferença e que não estejamos todo o dia a twittear conteúdo pessoal das nossas
vidas. Se bem que os extremos não são bons, da mesma forma que dissemos que é
importante partilhar conteúdo de outros e não somente nosso, temos de dizer que
incluir essa variedade pessoal e humana, também, nos vai aproximar das pessoas.
É importante que, se gerirmos contas de marca, saibamos transmitir também esse
ponto humano. Afinal, por trás das marcas estão as pessoas.
f.
Antes de realizar uma ação de
promoção/concurso… avalia todas as reações possíveis Lembras-te de falarmos da
reputação da marca e de como na Internet tudo se espalha com grande velocidade?
Se vais lançar, através do Twitter, alguma promoção, oferta, concurso… ou
alguma ação da empresa através deste microblogging, tens de contrapesar as
possíveis reações dos internautas, para que essa ação positiva não acabe por se
tornar num impacto negativo para a marca. Isto aconteceu com a marca Melissa.
Edmar Bulla expõe o caso:
2.
a.
Fazer RT Se lemos um tweet com um conteúdo que
pode ser interessante para os nossos seguidores, devemos fazer RT (ou colocar
um via @xxxx a reconhecer o autor). Isto serve-nos para duas coisas: a
primeira, para partilhar um conteúdo interessante para a nossa comunidade; a
segunda, para chamar a atenção a um determinado utilizador que se interessa.
b.
Conversa Responder às menções, ouvir,
agradecer os RT’s e conversar são fundamentais. Não estás no Facebook para
falar somente do teu livro. Uma mais-valia será que essas respostas, além
disso, sejam personalizadas para cada utilizador.
c.
Identifica os líderes É importante que tenhas
identificado e sigas os líderes de opinião da tua área, que os conheças e
trates de conversar com eles. Para além de partilhar conteú- do interessante
para a tua comunidade, podem acabar por ser eles os melhores embaixadores da
tua marca.
d.
Não apagues Não se apaga exceto em ocasiões
muito extremas. É preferível admitir o erro que apagar um tweet. Para além
disso, se te fizeram RT, o tweet fica.
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